Aqui és ouvido!

Queremos que partilhes connosco aquilo que queiras ver ser tratado neste blog. Envia-nos um tema dentro da realidade mundial que prontamente iremos tratar.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os diversos fins do petróleo

O fim do petróleo é algo que já foi muitas vezes anunciado.

Se nos dermos ao trabalho de procurar bem na internet, conseguimos ter a consciência que mais de 5 picos do petróleo foram já anunciados. Passados todos estes anos, a única coisa que podemos dizer, é que foram anúncios ridículos.

Muito se fala de mais um pico, pico esse que está bastantes próximo, quase ao virar da esquina. Prevê-se que em 2025, as reservas deste ouro negro estejam já tão baixas que para a sua recolha seriam necessários meios caríssimos, e que o preço seria insustentável. A única solução, diz-se, é encontrar areia betuminosa que na sua constituição tem 20%, e apesar de cara, uma alternativa para continuar a mover o mundo com esta fonte de combustão.

Algo que, se aceita. Senão vejamos: Diz-se que este líquido de cor escura, por definição, que é um aglomerado de restos orgânicos, que se decompuseram ao longo de milhares e milhares de anos, e que ao ritmo que o usamos, não se repõe.

Ok, tudo bem. Realmente faz sentido aos olhos de quem não estuda bioquímica, ou seja, 99% da população mundial, ou quase.

Porém, há factos interessantes de observar: Antes de ser usado pelo ser humano, há relatos que um líquido escuro e menos denso que a água, emergia das profundezas do mar, ou aparecia no meio de um terreno pousio.

Ora, se aparecia, que podemos nós pensar? Quereria este líquido ver com os seus olhos como era a paisagem em cima? Quereria apanhar ar? Ou estaria a ser formado, e por falta de espaço, rebentou e soltou-se?

Perante os mais variados factos, podemos pensar que petróleo é formado por processos não biológicos, a partir de material primordial, que compreende moléculas de hidrocarbonetos estáveis a altas pressões e temperaturas, nas profundezas da Terra (manto), sofrendo posterior contaminação biológica (por bactérias) em níveis de baixa pressão e temperatura, na crosta terrestre, o que de facto, é possível, e já foi provado em laboratório.

Isto explica as milagrosas aparições de um tal líquido de cor negra, principalmente em África, continente muito explorodo, mas não em todos os terrenos. Curioso é que, tais aparições, aconteceram em terrenos nunca antes pisados, ou quase nunca visitados.

A suposta verdade é que, querendo aproveitar uma crise mundial já há muito anunciada, toda uma especulação tem sido criada à volta deste ouro contaminado. Guerras inclusive, forma criadas: milhares de pessoas morreram, inocentes não estarão cá mais para contar às gerações futuras o que se passou anteriormente.

Uma luta acesa foi criada entre dois mundos, mas o que fará mais sentido? Uma luta pela qual o prémio são as últimas gotas de combustível, ou uma interminável mina de ouro?

Sem comentários:

Enviar um comentário